Imagem capa - Evolução das fotografias de casamento por Ricardo  Gonçales
FOTOGRAFIA DE CASAMENTO

Evolução das fotografias de casamento

Todos nós sabemos que as cerimônias de casamento existem há muito tempo, mas já parou para pensar em como surgiu a primeira forma de registrar os melhores momentos e como evoluíram?

Antes da invenção da câmera fotográfica, o momento especial era registrado através de pinturas. Com a chegada das primeiras câmeras, que eram grandes e pesadas, o casamento era registrado através de fotos ‘posadas’, com a câmera parada. As fotos posadas serviam para compor o álbum de casamento, objeto que era tradicional e que costumava ser guardado para mostrar posteriormente aos filhos, netos etc.


1. Daguerreótipo, primeiro método de captura de imagens comercializado em escala 2. Cartão de visita, ano de 1850, permitia tirar até 10 fotos em uma única chapa 3. Revolucao na fotografia, em 1888, Kodak




1. Single Lens Reflex 2. Rolleiflex 3. Speed Graphic, sucesso na primeira metade do século XX, pesava 4 kg



1. À partir de 1948, o primeiro modelo Polaroid 2. Primeira câmera digital 1975 construída pela Kodak


A tradição era apenas ter uma pose do casal e de suas famílias. Os fotógrafos não participavam do casamento e, na maioria das vezes, as fotos eram feitas em um dia diferente da cerimônia, dentro de um estúdio.




Victoria e Albert (1840) – Elizabeth e Philip (1947) – Charles e Diana (1981)

Ao longo dos anos, com a evolução do modo de fotografar, a fotografia de casamento mudou bastante. A própria evolução da tecnologia provocou o desejo de produzir algo diferente e possibilitou evolução na forma de se capturar os momentos.

Hoje essas mesmas fotos ganharam contornos mais descontraídos e divertidos. O objetivo é clicar o maior número de vezes, em diferentes momentos, desde a preparação da noiva, o making of até o último minuto de festa, antes do casal partir para a lua de mel. O fotógrafo precisa ser ativo e também invisível para não influenciar na naturalidade do casal e dos convidados. O ideal é que sejam espontâneas, naturais, que capturem o instante e sua emoção.



FOTO: RICARDO E RÚBIA GONÇALES FOTOGRAFIA


O intuito ainda é o mesmo: registrar o dia, o momento e guardar de recordação, mas a forma como essas fotos são tiradas e organizadas mudou bastante.

Nos dias atuais, com a tecnologia e os smartphones, os convidados também participam ativamente da captura de grandes momentos durante a festa de casamento, ela é praticamente contada “em tempo real” pelas redes sociais.




Além das fotos no dia do casamento, os fotógrafos têm sugerido outras formas de  ensaio fotográfico, como as fotos pré-wedding há muitos profissionais no mercado com o seu estilo, comprometimento e amor para fotografar uma história tão importante na vida de um casal.


Gostou da matéria ?

Deixe o seu comentário!