Imagem capa - Casamentos x Coronavírus e sua consequência para casais do Brasil e do mundo. por Ricardo  Gonçales
DICAS PARA NOIVAS

Casamentos x Coronavírus e sua consequência para casais do Brasil e do mundo.

"Apesar da situação delicada em que o mundo se encontra, apenas 5% dos casais vão cancelar seus casamentos. A esmagadora maioria, 95%, irá adiar a data. Para o amor não existem barreiras, os milhares de "sim, eu aceito" irão chegar",





O caminho até o altar normalmente é cheio de desafios, afinal, organizar um casamento não é tarefa fácil, mas os casais que tinham o dia C marcado para o início desde 2020 depararam-se com um obstáculo maior, e também imprevisível: a pandemia do novo coronavírus 1. A COVID-19, como é chamada, obrigou noivos ao redor do mundo a adiarem seus planos, mas, como prova de que a força do amor é maior, 95% dos casais no Brasil não irão cancelar o seu casamento, eles se decidiram pelo adiamento e, uma vez que mudaram a data dos convites de casamento, irão seguir com a organização para um período melhor, quando as circunstâncias já permitam mobilidade, eventos com mais pessoas e serviços em sua normalidade.






Força do amor em tempos de distanciamento.


De acordo com indicações do Ministério da Saúde  as pessoas devem evitar circulação desnecessária nas ruas, nos estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Cada estado tem trabalhado com certa autonomia, mas a recomendação geral, para aqueles que podem, é ficar em casa. Essas medidas visam proteger a população e devem ser acatadas com disciplina e senso comum, mas, infelizmente, também se refletiram nos casamentos, já que as igrejas não podem presidir as cerimônias e os cartórios também têm funcionado apenas em esquema de plantão, com solicitações presenciais realizadas apenas em casos de urgência.

A saúde vem em primeiro lugar, mas isso não significa que não haja espaço para o amor. Muito pelo contrário. A busca pelo modelo de vestido perfeito, pelo traje ideal, por detalhes da decoração e lembrancinhas de casamenot continua e, com a ajuda eficiente de todos os profissionais do setor, que tem ajudado os casais a seguirem o planejamento desde casa através de atendimento personalizado através de aplicativos, noivos e noivas têm conseguido avançar.





"Sim" em 2020


No Brasil, mais da metade dos casamentos marcados para o primeiro semestre foram adiados para datas neste mesmo ano, revelou pesquisa feita por especialistas no setor. Mais especificamente, 39% dos casamentos que estavam marcados para os meses iniciais foram adiados para setembro e outubro de 2020, enquanto 15% dos casais preferiram remarcar sua data entre novembro e dezembro de 2020. No total, 82% dos casamentos foram adiados para este ano.

Há também quem optou por esperar um pouco mais, para 2021. Entre os casamentos adiados para o próximo ano, 10% foram remarcados entre janeiro, fevereiro e março (e 5% para os meses de abril, maio e junho de 2021). Destes, 69% justificam que o adiamento para o ano seguinte é pela preocupação com o tempo que a crise da COVID-19 pode durar e, nessa mesma linha, 21% preferem deixar a data para mais tarde pelo temor de que seus convidados poderiam se ausentar também pela pandemia. Outros alegam que queriam o casamento em uma estação ou mês específico, ou que fornecedores contratados não tinham mais datas disponíveis. 

A viagem dos sonhos

Os dados também mostram que, apesar do coronavírus, a expectativa para a lua de mel também segue forte, com remarcações. Entre aqueles casais que já tinham a lua de mel organizada, 30% cancelaram, enquanto a maioria, 60% deles, adiou a lua de mel para uma data futura, mantendo o plano de viajar. Em alguns casos os casais já haviam marcado suas viagens com distância do dia do casamento, por isso 9% não tiveram que alterar as datas planejadas.



Amor e empatia sempre vencem


A crise do coronavírus afetou tanto os casais quanto seus fornecedores, mas o amor e a empatia entre todos é o que tem ganhado. O companheirismo entre os noivos tem crescido e é o que os mantém fortes para seguir: 67% dos casais discutiram ou irão discutir um plano B com seus companheiros(as), e 48% revelaram já terem conversado com os provedores ou terem planos de fazê-lo, e mais da metade (54%) tem interesse nas políticas de adiamento de cada serviço do casamento . Ou seja, desistir do "sim" não é uma opção! E as soluções têm sido buscadas por meio do diálogo e da empatia.





A pandemia do coronavírus é uma realidade, mas, como é possível ver por meio da pesquisa promovida por especialistas, a expectativa de dizer "sim, eu aceito" também é real, e não perdeu sua força. É possível, sim, seguir pensando em todos os detalhes de seu casamento com entusiasmo, e fazendo planos para uma nova vida a dois, porque a esperança deve prevalecer. Ao final, vocês vão subir no altar com a certeza de que nada é um obstáculo para o seu amor.